Quase 90% dos internautas são contra o uso de aviões do Estado em campanhas políticas
Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, usou avião do Estado em campanha política
Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, usou avião do Estado em campanha política
Uma enquete realizada pelo perfil @vgnoticias.oficial no Instagram gerou ampla discussão entre os seguidores sobre o uso de aviões do governo para eventos oficiais e, em seguida, campanhas políticas. A maioria dos participantes se posicionou contra o uso de recursos públicos para esse fim, com muitos classificando a prática como indevida.
Ao todo, 89% dos participantes votaram contra , 8% afirmaram que "depende das circunstâncias". Apenas 2% votaram a favor da prática.
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, aproveitou a utilização de uma aeronave em um evento oficial, para participar de uma campanha política no dia 20 de agosto em Juara, a 693 Km de Cuiabá.
A pergunta levantada foi: "Você concorda com o uso de avião do Estado para participar de eventos oficiais e, posteriormente, fazer campanha política?" As opções de resposta incluíam.
A maioria das respostas, tanto na enquete quanto nos comentários, indicaram uma forte rejeição à prática. Usuários como @patriciabilharesab e @kleiton_de_limah destacaram que o uso do avião oficial para campanhas políticas é "um absurdo" e "um abuso", com críticas ao uso de recursos que deveriam ser destinados ao atendimento de necessidades públicas. "Se quiser fazer campanha política, que banquem do próprio bolso", sugeriu @silvialim4h.
Outros, como @ruy_nascimento_2024, foram mais enfáticos, defendendo que o uso dos impostos dos cidadãos deve ser respeitado. "Não, meus impostos têm que ser respeitados", comentou. Alguns participantes, como @marloncrsilva, associaram a questão a uma crítica mais ampla sobre o uso de recursos públicos em governos anteriores, incluindo membros do STF, apontando que essa prática não é exclusiva da atual gestão.
Por outro lado, um pequeno grupo considerou que o uso do avião pode depender das circunstâncias, mas a maioria dos usuários discordou fortemente, vendo a prática como um mau uso de recursos governamentais.
Mín. 21° Máx. 42°