A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) está presente no 3° Encontro Nacional da Rede Nacional de Recuperação de Ativos (Recupera), que ocorre desta terça, 13, a quinta-feira, 15, em Fortaleza/CE, representada pelo delegado da Polícia Civil Guilherme Rocha.
O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), reúne representantes das polícias civis dos 26 estados e do Distrito Federal, além da Polícia Federal, com o objetivo de fortalecer as ações voltadas à recuperação de ativos ligados a crimes e ao financiamento de atividades ilícitas. Também tem como objetivo estimular o compartilhamento de experiências entre as instituições participantes e fortalecer as estratégias voltadas à recuperação de bens provenientes de atividades ilícitas.
O primeiro dia do evento está sendo dedicado ao diálogo com o Judiciário, o Ministério Público e demais instituições parceiras. Já os dois últimos dias serão voltados especificamente às Unidades de Recuperação de Ativos das polícias Civis e da Polícia Federal.
De acordo com o delegado Guilherme Rocha, a participação do Tocantins no evento é estratégica para o fortalecimento das ações desenvolvidas pela Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado. “A participação do Tocantins nesse tipo de iniciativa reforça o nosso compromisso com o combate qualificado à criminalidade e o fortalecimento das ações de inteligência financeira e patrimonial no âmbito da segurança pública”, destaca o delegado.
Rede Recupera
A Rede Recupera, regulamentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conta atualmente com a adesão de todas as polícias civis dos 26 estados, do Distrito Federal e da Polícia Federal, consolidando-se como uma estratégia nacional integrada no enfrentamento ao crime. O evento também busca incentivar a criação e o fortalecimento das Unidades de Recuperação de Ativos nos estados, promovendo a especialização e a atuação técnica das forças policiais em todo o país.