O Flamengo estreou com o pé direito na Copa do Mundo de Clubes ao vencer o Espérance, da Tunísia, por 2 a 0 nesta segunda-feira (16/6). Com domínio em boa parte da partida, a equipe carioca empolgou a torcida e deixou boas expectativas para os próximos desafios na competição.
Os comandados de Filipe Luís iniciaram a partida com pressão total. Aos 17′, Arrascaeta abriu o placar e marcou seu 13º gol em 27 jogos pelo Rubro-Negro em 2025. Dois minutos depois, Gerson assustou a defesa adversária com um bom chute. A vantagem poderia ter aumentado ainda no 1º tempo, mas a pressão total não surtiu efeito.
O resultado deixou a equipe carioca na liderança do Grupo D do Mundial de Clubes, com três pontos — assim como o Chelsea (Inglaterra), na segunda colocação por ter mais cartões amarelos. Líder e vice-líder se enfrentam já na próxima rodada, às 15h de sexta-feira (20/6). LAFC (Estados Unidos) e Espérance, que também duelam no mesmo dia, estão em 3º e 4º, respectivamente.
A vitória na estreia garantiu a liderança do grupo ao fim da 1ª rodada, mas muito além disso, também representa um caminho para a equipe, que está invicta há oito partidas. A última derrota do Flamengo foi para o Cruzeiro, em 4 de maio. Desde então, foram sete vitórias e um empate, com aproveitamento de 91%.
No mesmo período, o elenco comandado por Filipe Luís marcou 17 gols e sofreu apenas dois. A solidez defensiva e a alta performance do ataque é ilustrada com o reforço de Jorginho. O estreante na partida, único a chegar no Ninho do Urubu na janela pré-Mundial, é capaz de dar ainda mais profundidade ao elenco em ambos os extremos do campo.
Prova disso são os números do meio-campista ex-Arsenal contra o Espérance. Além da assistência para o gol de Filipe Luís, o brasileiro naturalizado italiano contribuiu com 93% de precisão no passe (92/99), 75% de aproveitamento nas bolas longas (3/4) e três duelos vencidos.
Contra o Chelsea, o favoritismo pode até ser dos ingleses, mas a diferença tem tudo para ser menor do que o imaginado pelos europeus, e uma vitória do Flamengo passa longe de ser inimaginável. O baixo desempenho dos Blues contra o LAFC na estreia reforça a possibilidade.