Os projetos desenvolvidos na ECIT João Pereira Gomes Filho, localizado no bairro de Mangabeira em João Pessoa, foram divulgados no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER). A página tem o intuito de produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com o foco no desenvolvimento e fomento da Educação Empreendedora.
As iniciativas são focadas nos cursos técnicos de Vendas e Gastronomia promovidos pela escola técnica estadual e foram coordenadas pelo professor Manoel Messias formado em Relações Públicas, especialista em Marketing Digital e Docência Profissional Técnica.
O docente também tem experiência em protagonismo estudantil e metodologias ativas e sustentáveis, e utilizou disso para desenvolver sete projetos junto aos estudantes. São eles: Criação de uma empresa Pedagógica, No trânsito somos todos condutores, Desfile Sustentável Fashion ODS 2024, Olimpíada de empreendedorismo, Cidadania Digital- Fake Tô fora, Meu Imposto Rende Nosso compromisso e o E se eu fosse Eleito, o que eu faria.
Participaram estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Técnico da ECIT e os projetos tiveram como vertente o Protagonismo Estudantil profissional, Protagonismo social, Protagonismo Ambiental, Protagonismo empreendedor, e Protagonismo cidadão.
“Esses sete projetos envolvem maior número de alunos onde o protagonismo estudante profissional é mais evidente. Eles são desenvolvidos dentro das disciplinas com o intuito de motivar os próprios alunos a terem paixão pelo protagonismo, pela escola integral técnica. Para isso trabalhamos as habilidades de cada estudante, orientamos e incentivamos eles a pesquisarem sobre cada tema de forma mais didática”, explicou o professor Manoel Messias.
Um dos projetos que foi bastante difundido na escola e também fora dela foi o ‘Meu Imposto Rende Nosso Compromisso’. Nessa prática foram envolvidas duas turmas, dentro da disciplina Educação Tecnológica e Midiática. Por meio da ferramenta 5W2H foi seguida uma checklist de atividades pedagógicas, perpassando por uma perspectiva didática e ações públicas visando a correta informação e combatendo a sonegação.
A pesquisa incentivou a compreensão e aceitação dos estudantes que entenderam a função social do imposto. Contribui ainda para a Agenda 2030, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4. Educação de Qualidade e ODS 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Compromisso de todo cidadão em fazer a sua contribuição, declarando seus bens e mostrando sua dignidade.
Messias ressaltou a importância do reconhecimento no âmbito nacional dos seus projetos criados juntos com os estudantes.
“Quando é espalhado pelo Brasil a forma que fazemos nossos projetos também anima nossos estudantes e amplia nosso trabalho no protagonismo estudantil e a educação técnica integral. Eu recebi mensagens de pessoas da área da Educação, mas que nunca me conheceram presencialmente, dizendo: “que legal a sua ação, a gente sempre tá postando como é interessante, como é que funciona aí na Paraíba”. Mostramos assim, que a escola pública tem ensino de qualidade. Às vezes os projetos saem de uma discussão em sala de aula, de uma conversa no corredor com um aluno”, concluiu o professor.
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