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Hashioka requer informações sobre obras na rodovia MS-473 em Nova Andradina

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou requerimento de informações a respeito de investimento da ordem de mais de R$ 4,6 mi...

06/11/2024 às 09h42 Atualizada em 06/11/2024 às 09h50
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
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As informações foram solicitadas pelo parlamentar em virtude de que o sistema de barragem construído para conter a erosão foi danificado pelas chuvas do último fim de semana
As informações foram solicitadas pelo parlamentar em virtude de que o sistema de barragem construído para conter a erosão foi danificado pelas chuvas do último fim de semana

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou requerimento de informações a respeito de investimento da ordem de mais de R$ 4,6 milhões, para restaurar um trecho crítico da MS-473, afetado por erosões. O documento foi encaminhado ao secretário de estado de infraestrutura e logística Guilherme Alcântara de Carvalho e lido na sessão plenária de terça-feira, 5, da Assembleia Legislativa.

As informações foram solicitadas pelo parlamentar em virtude de que o sistema de barragem construído para conter a erosão às margens da MS-473 e que faz parte do investimento realizado pelo Estado, apesar de ter sido entregue recentemente, foi danificado pelas chuvas do último fim de semana.

No requerimento, o parlamentar pergunta se a barragem danificada, localizada próximo ao perímetro urbano de Nova Andradina, na altura do KM-40, da MS-473, possui algum seguro ou está na garantia. Outro questionamento feito por ele é se existe algum estudo iniciado para apurar possíveis causas da ruína da obra. E, ao final, Hashioka indaga se o sistema de barragem possui relatório de fiscalização e acompanhamento da obra, elaborado por fiscais de obras da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS (Agesul).

“Na MS-473, na saída para o Instituto Federal, quando da execução da obra em 2021, foi feita uma deflexão na rua Eurico Soares de Andrade, mas não foi feito o dispositivo necessário para a segurança da obra, vindo a ruir com as erosões. Naquela oportunidade foram gastos cerca de R$ 3,5 milhões para construir o dispositivo de proteção, e a chuva levou tudo. Acredito que temos ali um dos maiores desastres ambientais de Mato Grosso do Sul, e agora o Estado gastou mais R$ 4,6 milhões e uma pequena chuva como a do fim de semana já danificou a obra, colocando em risco a integridade da rodovia e a segurança daqueles que por ali transitam”, justificou Hashioka.

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